Quem é você na timeline? 8 típicos usuários das redes sociais

Existem alguns tipos de pessoas no Facebook. Nenhum deles está certo ou errado, mas certamente você tem amigos que se encaixam em algum dos 8 perfis a seguir.

1 – A vida é bela: Pra ele tudo está sempre perfeito. Guarda as fotos daquela viagem de Janeiro e vai postando aos poucos até Julho. Os dias são sempre ensolarados, os filhos são sempre obedientes, a família é sempre legal e não existe trânsito, chuva, imprevisto, nada disso. Também nunca fica doente nem chateado com nada e o dinheiro sempre dá pra ir naqueles restaurantes super legais e participar de vários Happy Hours por mês.

2 – Novela mexicana: Essa pessoa consegue transformar qualquer coisa em um drama da América Central. Esse não precisa guardar fotos, pois todo dia acontece alguma tragédia. A unha encrava, o filho faz bagunça, a chuva molha o sapato, o sol estraga o cabelo… Enfim… Os dias ensolarados do cara de cima provavelmente foram roubados desse cara. A família está sempre enchendo o saco. Morre de inveja do “vida é bela”, mas sempre que acontece alguma coisa errada com alguém, ele tem um jeito de dizer que está pior. Se você dormiu 4 horas essa noite, ele dormiu 3. Se teve 39 graus de febre, esse cara teve 40. Não adianta querer mostrar o lado bom da vida pra essa pessoa, pois provavelmente ele não vai enxergar, já que nesse lado só vive o pessoal “vida é bela”.

3 – O reclamão: Esse é o cara que tem opinião sobre tudo e precisa expressar de qualquer jeito, pois as outras pessoas também deveriam pensar assim. Só não o fazem pois ainda não tiveram a oportunidade de ler um de seus textões. Os botões de reação não são o suficiente pra ele e problematizar é a palavra da vez. Uma vantagem de ser esse cara é que provavelmente ele vive em uma fenda temporal. Não dá nem tempo de conferir se o post subiu direito e já tem um textão nos comentários, local preferido para discussões que “enriquecem o debate”. Está sempre pronto para mostrar um outro ponto de vista que ninguém tinha percebido ou dado a devida atenção. Também é muito visto em sites de notícias como o G1, R7, etc…

4 – O aprendiz: Para esse mal fadado ser humano a vida sempre traz alguma lição. Ele sempre passou por algum problema ou desilusão ontem, ou antes de ontem, ou antes disso. Aí ele posta que aprendeu a lição e diz que nunca mais vai ser feito de trouxa, que agora entende o ser humano, que vai levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Já deu tanta volta por cima que deveria tentar o salto com vara pra garantir a próxima medalha de ouro brasileira e a quantidade de poeira que ele já sacudiu deve ser a razão dessa minha alergia incessante. Posta fotos do metrô lotado e diz que vai aprender a acordar cedo, posta foto da olheira pra dizer o quanto está cansado e que não vai mais assistir o Master Cheff até a madrugada de quarta.

5 – Só observo: Essa pessoa é mais recatada. Nunca posta nada, comenta nada, curte nada, mas está sempre sabendo das coisas. Muito provavelmente ele também desabilitou no Whats App a função de mostrar que você visualizou uma mensagem, assim não se compromete. Tem horas que você até esquece que ele está na sua lista de amigos.

6 – Eu me amo: O perfil dessa galerinha está recheado de frases de efeito e selfies, principalmente às sextas-feiras. Se quiser saber as frases do momento é só seguir essa galerinha. “Sextou”, “Se eu não guardo nem dinheiro, quem dirá guardar rancor” e “vamos curtir a noite de patroa”, são só alguns exemplos de frases da última semana, mas esse tópico do post tende a ficar desatualizado rapidamente. Quando está com os amigos, tem o costume de pegar os celulares e curtir as próprias fotos para não ser deixado no vácuo digital.

7 – O religioso: Sempre posta versículos bíblicos ou frases dos líderes da igreja ou qualquer outra religião que segue ou simpatiza. Está sempre encaminhando eventos da igreja para os amigos. Cultos, celebrações, encontros e derivados ocupam 100% da sua timeline. É super fã do pastor Claudio Duarte ou do padre Fábio de Melo.

8 – O Isentão ou Neutro: Esse cara leu o post até aqui e disse que não é nenhum desses e que faz de tudo um pouco, sem criar um esteriótipo. Bem, se for verdade, você é um cara “neutro”. Mas será que essa é a opinião dos seus amigos? 😉

E aí? Faltou alguma categoria ou tipo? Você conhece alguém com esses perfis? Coloque aqui nos comentários.

[]s
Pai Mesmo

Comente com sua conta do Facebook